Compostagem em uma das unidades da Geociclo |
A unidade da Geociclo irá trabalhar com a coleta e com o processamento de resíduos para a produção de adubo.
Desde o ano passado a Geociclo estava visitando empresas potenciais na geração de resíduos para captação de parceiros para o fornecimento de matéria prima.
A dificuldade, no entanto, é a questão de biossegurança com o transporte desses resíduos, que pode levar contaminação às unidades produtoras de animais. "Se você vai com um veículo coletar material em uma unidade produtora de animais, poderá estar levando doenças provenientes de outra unidade para lá e isso tem que ser pensado"
O valor da fábrica, que será construída em um terreno às margens da BR-365, próximo à Fazenda Monte Alegre, será de R$ 35 milhões.
A Geociclo é uma empresa de biotecnologia, que desenvolve soluções para tratamento de resíduos orgânicos e passivos ambientais com possibilidade de produção de fertilizantes orgânicos e organominerais de alto valor agregado.
A empresa tem 11 anos de atuação e conquistou reconhecimento nacional e internacional pelo seu trabalho inovador e o apoio de renomadas instituições como UFU (Universidade Federal de Uberlândia), EMBRAPA, e M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Possui fábricas em Uberaba, Campanha (MG) e também unidade em Goiás. Os escritórios são em Uberlândia (onde também se faz pesquisa) e no Rio de Janeiro.
O Produto
O processo de fabricação do fertilizante ocorre em duas etapas. Na primeira etapa ocorre a transformação do resíduo orgânico em fertilizante orgânico através de um processo de compostagem assistida onde variáveis chaves do processo são monitoradas e controladas. Inicialmente o resíduo orgânico passa por um processo de caracterização química, física e microbiológica. Os resultados dessas análises são usados na elaboração de um protocolo de ações, que envolve a aplicação de nutrientes, meio de cultura e inóculos microbianos cultivados em biorreatores que são adicionados ao resíduo original. Desta forma, o processo de bioestabilização do resíduo se encerra entre 20 e 40 dias a depender do tipo de resíduo. No final desta etapa um fertilizante orgânico é obtido e o mesmo é usado como matéria-prima para a fabricação do fertilizante organomineral.
Na segunda etapa o fertilizante orgânico recebe uma carga mineral de nutrientes solúveis e passa por um processo industrial elaborado, de transformação em organomineral Geofert. Em seguida, o fertilizante segue para ensaque onde recebe o certificado de garantia do Ministério da Agricultura.
O controle de qualidade e padronização do produto final são outras vantagens do fertilizante produzido pela companhia. Hoje, a maioria dos fertilizantes orgânicos e organominerais produzidos no país são concebidos de forma artesanal, o que não permite ao produtor assegurar que lotes diferentes tenham as mesmas quantidades de nutrientes e micronutrientes. Como a Geociclo tem acesso a um grande volume de matéria-prima, é possível garantir continuidade na produção e padronização dos produtos e matérias-primas. Além disso, com o monitoramento minucioso de todo o processo, desde a compostagem até a produção do fertilizante, a empresa assegura um produto de qualidade superior aos utilizados hoje no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br