TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

COMO FAZER UM APARELHO ORIGINAL HONDA TOCAR MP3 NA MARRA - FAÇA VOCÊ MESMO!

Hoje, feriadão, resolvi botar a mão na massa.


Resolvi fazer um DIY, ou popularmente conhecido como "faça você mesmo".

Visite o site da eai negócios. Compramos e vendemos carros usados.


Tenho um Honda Fit, 2005 com som de fábrica, mas ele não toca MP3. Não queria colocar um outro aparelho (por aí tem até de R$100,00) para não tirar a originalidade do carro e também para não "chamar ladrão" (ladrão geralmente não rouba som original como esse do FIT). Resolvi então fazê-lo tocar MP3 na marra!


Depois descobri que funciona bem para atender o celular de modo hands-free.


Pesquisei na internet e revirei o site do clube do fit e não achei nada...todo mundo dizendo que não tinha jeito...só citando que loja x ou y fazia e cobrava um absurdo e coisas do gênero. Daí pensei: se alguma loja faz, é possível!


Bem, primeiro, se você vai fazer o mesmo, não me responsabilizo pelos resultados, pois o trabalho depende de uma certa habilidade e determinados conhecimentos técnicos (comigo deu certo).


Outra coisa: para o custo ser reduzido, sem adaptações de placas e coisas mirabolantes, o CD do aparelho tem que continuar funcionando...só vamos aproveitar a entrada do áudio do mesmo. Isso quer dizer que a gambiarra só vai funcionar se tiver um CD tocando no aparelho (mas o som dele não vai sair). Isso porque, quando você aperta a tecla "CD" do som do carro, ele não muda a seleção se não tiver um disco lá dentro. Dessa forma, toda vez que você estiver rodando o seu MP3, no display do som do carro vai aparecer a informação de que ele está tocando um CD, porém, o som que você vai ouvir é do som do seu portátil. E não tem problema, é só não contar pra ninguém!


Material necessário:


- Chaves Philips e de Fenda de diversos tamanhos
- Um bom ferro de solda
- Estanho (solda)
- Pasta para soldar
- Uma furadeira (para furar o porta trecos por onde o P2 vai sair)
- Fita Isolante de boa qualidade
- Fios
- Cabo macho-macho P2
- Um macho ou uma fêmea P2. Dependerá: você pode optar por um P3, de acordo com o tipo de MP3 Player que você vai usar. Se optar pelo macho na entrada do som do carro, você não vai precisar de um cabo macho-macho para ligar o seu MP3 Player, bastando ligar direto no seu portátil (igual eu fiz!).
- Um MP3 Player com saída P2 (pode ser um celular)
- Um CD de musica wave velho que você não use mais (mas que rode)
- Custo aproximado do material R$15,00. Se você quiser, faço pra você, por R$150,00 rsrsrsrs!


Mãos à obra:


Passo 1: desmonte o painel do seu Honda FIT com cuidado para não estragar. No Youtube tem um vídeo que ensina a retirar o painel. É meio complicado, mas vídeo é bem explicativo.


Passo 2: retire o toca CD da moldura do painel soltando os parafusos laterais.


Passo 3: retire os parafusos externos que prendem as tampas do aparelho.



Passo 4: retire o dissipador de calor da parte traseira do CD Player, soltando todos os parafusos. Depois de tirar o dissipador, solte os dois parafusos da tampa e retire a tampa e o fundo do aparelho.







Passo 5: solte os parafusos que prendem a placa principal e a pequena trava de torcer.






Passo 6: levante as duas travinhas que ajudam a sustentar a placa na parte frontal do aparelho.





Passo 7: retire a placa com cuidado. Essa etapa é delicada porque abaixo da placa há um flexível que liga a placa ao conjunto leitor de CD. Você terá que enfiar a mão por baixo da placa com cuidado e soltar o flexível na placa principal (nota: não retire o flexível a partir do leitor do CD).


Passo 8: corte uma tira de fita isolante e isole os três últimos filamentos como mostra a figura. (nota: não deixe a fita sair do lugar e não dobre para o verso do flexível, pois senão vai ficar muito espesso e não vai entrar no conector). Cuidado para não danificar o flexível.






Passo 9: reintroduza o flexível no lugar, com cuidado no conector da placa do mesmo jeito que estava antes.


Passo 10: recoloque a placa no lugar. Note que na frente da placa existem dois conectores que ligam a placa à frente do aparelho e que devem ser encaixados novamente com cuidado.


Passo 11: fixe a placa, colocando os parafusos e reapertando as travas, com bastante cuidado. (Um internauta nos disse que fez a adaptação mas que pulou os itens de 5 a 11 e que funcionou bem, alternando o som do CD ou do seu dispositivo automaticamente, mas não testamos)


Passo 12: solde os três fios, sendo um para cada um dos canais (direito e esquerdo) e um para o fio terra. Solde esses  esses fios ao seu macho ou fêmea stereo.






Passo 13: com cuidado para não fechar nenhum curto, tipo, encostando a placa em partes metálicas, teste o aparelho no seu carro.


Passo 14: se der certo, monte tudo de volta, passando o cabo para que fique em local adequado para você ligar seu player portátil. Se não der certo, compre um aparelho com USB e entrada auxiliar, rsrsrsrs.


Passo 15: curta o seu som e seja feliz!


Gostou? Retribua, deixando um comentário e visitando o site da Toca do Calango! Visite o site da eai negócios. Compramos e vendemos carros usados.


Pena que em foto a gente não houve né? Um vídeo ficaria muito grande e é difícil executar olhando um vídeo, por isso não fiz (além de não ter ninguém para me ajudar).









50 comentários:

  1. Muito bom!

    Não poderia colocar um seletor entre o flexível e a placa para não perder a função do cd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marmag. Até seria possível. Isso se pudéssemos reprogramar a placa. Contudo, não conheço nenhum tipo de seletor que pudesse colocar no flexível e que atuasse apenas nas 3 vias das entradas de áudio. Do contrário teria que fazer uma gambiarra, cortando filamentos da placa para colocá-lo. Daí, acho que mesmo assim teríamos um outro problema: como colocar o seletor na frente do aparelho ou em local acessível para o motorista? Concluindo, não vejo como valendo a pena o trabalho, uma vez que acho que a gente não usa mais cds, ok? Agradeço muito a sua visita!

      Excluir
  2. Parabéns pelo tutorial. Ficou patrão!
    ass. Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Camarada! Ficou 10! Melhor que isso só o caso de um cara que conseguiu adaptar para o cabo auxiliar funcionar com qualquer rádio sintonizada, em vez do CD, e a rádio voltava a tocar quando se desplugava o cabo. Vi esse relato no Fitclube, mas não faço a menor ideia de como foi feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi e acho que ele fez uma melhoria do meu post. Ele fez a mesma coisa, só que pegou a entrada de áudio do sintonizador de FM, mas a lógica é a mesma. Pensei em fazer também mas como não uso FM de jeito nenhum e nem CDs, fica na mesma e achei que não vale o trabalho...na próxima investida, se é que vai ter uma, faço desse jeito. Abraço!

      Excluir
  4. poderia fazer para quem tem a maldita AM... o meu radio e original e tem tbem... queria uma central multimidia mas..

    ResponderExcluir
  5. Acho bem provável que seja feito...a univa forma que nao funciona eh com unidades so com fitas.

    ResponderExcluir
  6. Otimo Trabalho!
    Vc tem o esquema para ligar na saida FM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Mauricio td bem? Olha não tenho o esquema mas eh mais ou menos o que postei. A diferenca eh achar na plca as saidas de audio que sao do radio.

      Excluir
  7. Cara, fiz e tá tudo funcionando normal até o CD, porque não isolei as 3 pontas do flexivel. Quando voce o CD toca e ao espetar o mp3 para de sair o som do cd e toca o mp3.
    Obrigado pela ajuda e parabens pelo post.

    Abs.
    Maurício

    ResponderExcluir
  8. Olá. Em primeiro lugar parabens e muito obrigado por dividir todo este conhecimento. Por acaso voce sabe se este esquema também funciona no fit 2008, que é ainda o OLd e não tem MP3, mas o rádio é cinza? obrigado... Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rui. O esquema serve em qq aparelho mas vc vai ter que descobrir qual trilha corresponde as saidas de audio de acordo com o modelo do aparelho, ok?

      Excluir
  9. Não seria mais simples comprar um daqueles aparelhos Adaptador Bluetooth Para Carro, pois é bem barato e não tem trabalho nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. O problema é que esses adaptadores fazem com que a qualidade do som sejam sofríveis.

      Excluir
  10. Primeiro quero agradecer pelo DIY, e dizer que acabei de fazer também, ficou ótimo, eu porque não isolei as 3 pontas do flexivel, e quando eu plugo no celular ele para o CD, ficou perfeito.
    Eu passei o cabo para dentro do porta luvas, para ficar mais escondido, e deixei-o grande.

    Parabéns, e boa sorte para quem for fazer. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh! Mais um felizardo! Parabens por encarar o desafio!

      Excluir
  11. Eu também queria agradecer pelo post. Também não fiz os passos 5 a 11, e funcionou bem.

    Só que o som do celular fica bem mais baixo que o CD, mesmo colocando o volume do celular no máximo. Então se vc desligar o som do celular pode levar um susto com o volume do CD. Acho que vou ter que gravar um CD especial pra isso sem nenhum som.

    Algumas dicas:
    - Achei um video um pouco melhor que mostra como desmontar o painel: www.youtube.com/watch?v=232RoJ8CjmI
    - Mas como o video que cita mostra, não é necessário desligar os cabos do ar condicionado como ele faz nesse video melhor.
    - De fato os parafusos dentro painel são muito bem apertados, vale mesmo usar uma chave de boca 8mm, para não espana-los.
    - Deixei um dos parafusos cair e ele foi parar dentro do painel. Foi um sufoco acha-lo novamente. Por isso tb, a chave de boca é melhor.
    - Eu uso um celular samsung, e ele passa o som para o fone quando sente que esse é conectado, mas por alguma razão quando eu conecto o cabo no celular ele não reconhece como fone. Para minha sorte eu coloquei um cabo femea no radio, portanto nele um outro cabo macho-macho. A unica forma que eu achei para que o celular reconhecesse que o fone foi conectar foi, conectar o cabo macho-macho primeiro no celular e depois no outro cabo fêmea. Só assim funciona. Acho que dei sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma atualização sobre meu comentário:
      No final tive que fazer os passos 5 a 11 porque esse desligamento automático do som do CD não funcionou com meu celular, pois ele reconhece quando o cabo é puglado ou desplugado. E ele acaba reconhecendo o sinal do CD como cabo desplugado em cada transição de musica. Com isso não dá pra ouvir mais de uma musica, sem ter que tirar e por o cabo.

      Acho que se for usar com um MP3 ou aparelho similar, não teria esse problema.

      Valeu novamente pelo post, me ajudou demais!

      Excluir
  12. Parabéns pelo post, apesar de antigo, ainda ajuda muita gente, inclusive eu! Que também já tinha desistido de trocar o rádio e aceitado o fato de andar com porta CDs rs...
    Agora só me falta coragem para fazer o mesmo no meu, pois minha mão não é muito firme para trabalhar com soldas e tenho quase certeza absoluta que irei condenar a placa no primeiro pingo de solda rs.
    Alguém aí de SP capital também fez o mesmo e gostaria de ganhar um troco ajudando mais um frustrado?
    Abs aí e obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um honda civic 2005, gostaria de saber se funciona pra ele tambem?

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um honda civic 2005, gostaria de saber se funciona pra ele tambem?

    ResponderExcluir
  15. Leo se o aparelho for igual é a mesma coisa. Se não for o método é o mesmo porém vc vai ter que procurar na placa os pontos para as soldas.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal, parabéns!
    Se eu quiser utilizar a função AM ao invés da CD eu tenho que procurar as trilhas certas..ok, como faço isso?Ir ligando aleatóriamente é impossivel..
    Outra dúvida: o ponto de isolamento do flexível também seria o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flexível é do CD. Logo se vc usar outra entrada não precisa isolar. A trilha do AM eu não sei qual é.

      Excluir
  17. tem 1 aparelho no ml pra tocar usb e p2 por 230 reais e fica sem gambi

    ResponderExcluir
  18. Cara você é f#$%da!!!!! Fiz o procedimento hoje e acabei de terminar...gastei apenas R$ 8,00 do cabo...e deu certo...valeu mesmo

    ResponderExcluir
  19. Cara você é f$%#da!!! Fiz hoje, comecei de manhã e terminei agora, gastei R$ 8,00 e deu certo...valeu mesmo...muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Post ta vivo ainda? tenho algumas duvidas...

    ResponderExcluir
  21. Sim tá vivo, mas é difícil tirar dúvidas pela internet. Tem o post e ele tá bem explicativo. Já teve gente que postou aí que conseguiu e tem gente que também colocou melhorias. Vê aí os comentários. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dei uma lida em tudo mas a duvida é o seguinte, ele reconhece o sinal do meu mp4 player/celular sozinho só de conetar?

      Excluir
    2. Sim, vai reconhecer desde que vc tenha seguido os passos do DY corretamente.

      Excluir
    3. blz carinha mto obrigado!

      Excluir
  22. Olá! Meu rádio é o do EX 2006. Parecido com esse, porém cinza. Não tem nem aux. Será que dá para fazer o mesmo procedimento nele?

    ResponderExcluir
  23. Se for o modelo 39100-sad-m011-m1 funciona sim, fiz no meu sem isolar o cd e funciona perfeitamente, tanto CD como no AUX.
    Aproveitando, gostaria de saber se alguém conseguiu pegar o sinal do AM no lugar do CD e de te tar parabéns pelo tutorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jonathan, parabéns por ter feito e conseguido colocar pra funcionar.

      Excluir
  24. No meu Honda FIT 2006 com radio de fabrica, foi ligado na saída AUX do rádio e colocado um plug para P2 normal, onde ficaria o botão do farol de milha. É só plugar o Mp3 clicar em AUX e pronto. Há ele só não carrega o Mp3 mas, toca de boa.

    ResponderExcluir
  25. Sim claro, se o aparelho já tem a saída auxiliar não é necessário nada mais que plugar o cabo P2, sem adaptações.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Parabéns pelo trabalho! Eu tenho um civc 2002 e o meu CD não funciona, quando eu coloco um CD ele fica tentando lê e depois ejeta, deste jeito acho q não funcionaria o seu esquema, será que dá pra desabilitar a leitura do meu CD para q ele não ejete e assim eu conseguir fazer seu esquema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Licinio. Veja os comentários, pois teve gente que colocou sem a necessidade de por CDs e funcionou, ligando direto. Obrigado

      Excluir
  27. ALguem sabe se o radio original do fit 2004 exige CODE depois de desligado? Comprei o carro e não veio o codigo, agora nao sei se nao existe ou nao veio o codigo. Medo de desligar.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Tudo bem?
    Faz pra mim por 150? Rs
    Abraço.

    ResponderExcluir

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br