TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Você conhece o Cata-Treco em Uberlândia?

Geladeiras, tanquinhos, cadeiras de roda e pedaços de guarda-roupas estragados: são coisas que à primeira vista podem parecer sem serventia ganham um novo destino e podem ser reaproveitados em Uberlândia.

O programa Cata-treco, criado há cerca de um ano pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (pertinho da Toca do Calango), recolhe móveis e eletrodomésticos descartados e, por meio de cooperativas de reciclagem que atuam na cidade, doa a famílias carentes permitindo a utilização de materiais que em outras situações seriam jogados fora.

O programa surgiu com o intuito de evitar que objetos que não eram recolhidos pela coleta seletiva fossem descartados no aterro sanitário, pois muitas pessoas jogam fora móveis e eletrodomésticos que ainda podiam ser utilizados.

A coleta do Cata-treco acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e pode ser agendada por telefone e um dos dois caminhões Cata-treco recolhem móveis e eletrodomésticos e os transportam até o aterro sanitário, onde são triados e entregues às cooperativas de reciclagem, que decidem o destino dos objetos.
Esse ano o Cata-treco já recebeu 130 chamadas. Em 2012, esse número foi de 1.520.

DESTINAÇÃO

Papéis, ferros velhos, alumínio, vidro, plásticos de todo tipo são alguns dos materiais que a Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva recebe e transforma em matéria-prima para vender. A organização, fundada há pouco mais de um ano por Luiz Leal, conta com 12 associados que classificam e separam os produtos recebidos na coleta seletiva e revendem para gerar renda. Leal afirma que, quando os caminhões chegam da coleta, os associados descarregam o material e fazem a triagem.

Até hoje, mais de 50 famílias foram beneficiadas com as doações de móveis.

RECOLHIMENTO

Além da coleta seletiva e da reciclagem de materiais, Uberlândia conta com o reforço da ONG Neoambiente para o reaproveitamento de eletroeletrônicos. A instituição, fundada em junho de 2007 pelo agente ambiental Luiz Henrique Martins, recolhe computadores, televisões, lâmpadas e outros materiais elétricos destinados ao descarte e doa a entidades e famílias carentes. 

O fundador da organização reforça a importância da reutilização de objetos e do descarte correto dos materiais e afirma que o trabalho da ONG é desenvolvido em três vertentes:  preservação e defesa do meio ambiente, defesa social e defesa civil.

Contato

Cata-treco
Agendamento: 3212-5356 (Divisão de Limpeza Urbana)
ONG Neoambiente
Site: www.neoambiente.com.br
Rua das Orquídeas, 138, bairro Cidade Jardim
Informações: 3223 8390

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br