TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pós da Engenharia Mecânica é nota máxima do CAPES


O curso de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu nota máxima pela avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Essa é a primeira vez que um curso de pós-graduação da UFU recebe esse conceito.

Dentro dos critérios de pontuação da Capes (infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual), o conceito 7 obtido pela Engenharia Mecânica significa atingir um padrão máximo de excelência, reconhecido internacionalmente. 

O curso já vinha obtendo notas altas nas avaliações passdas e já era considerado um dos melhores mas não obtendo todos itens apontados como muito bom ou ótimo.

Segundo informado pela UFU, a nota máxima foi resultado de uma mudança estratégica no programa, ocorrida em 2005, em que houve um redimensionamento do corpo docente, com o descredenciamento de muitos professores e aumento de critérios para os selecionados e acompanhando o tempo para a obtenção dos títulos dos pós-granduandos.

Com o resultado, a UFU deverá receber um aporte de recursos, além dos R$ 900 mil enviados anualmente, para elevar o custeio das atividades do programa e pesquisas, bem como ter o aumento das 132 bolsas disponibilizadas hoje no programa. 

Outros cursos, além do programa da UFU, também receberam nota máxima: as pós em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ao todo, 30 programas de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tiveram o triênio avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo resultado foi divulgado neste mês. 

Dois programas atingiram nota 6, já considerada padrão internacional pela Capes. Nove outros obtiveram 5, que é a máxima para programas com mestrado, sem doutorado, e outros 9 tiveram pontuação 3, que é considerada regular, próximo dos níveis 2 e 1, que implicam em descredenciamento do programa no órgão governamental financiador de linhas de pesquisa.

Engenharia Mecânica
As atividades do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFU começaram em 1985 com o curso de Mestrado. O curso de Doutorado passou a ser oferecido em 1994. Hoje, são 20 vagas regulares semestrais para cada curso. As áreas de concentração são: Mecânica dos Sólidos e Vibrações; Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos e Materiais e Processos de Fabricação.

Para o professor Márcio Bacci da Silva, coordenador do programa, a obtenção da nota 7 é o resultado de um trabalho sério. “Agora, temos a responsabilidade de manter esse nível”,afirma. Bacci acredita que a conquista do conceito máximo deve gerar um aumento significativo da procura pelo programa. Ele destaca a atuação do ex-coordenador, Gilmar Guimarães, que esteve à frente do programa durante o período avaliado pela Capes.

Entenda a avaliação

Os programas de pós-graduação receberam notas numa escala de 1 a 7, sendo que: 1 e 2 indicam o descredenciamento do programa, enquanto notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional. Para programas que tenham apenas mestrado 5 é a nota máxima.

Desde seu início o Programa tem sido muito bem avaliado, demonstrando sempre uma tendência positiva. Basta lembrar que na avaliação, ainda através de conceitos, recebeu (para o Mestrado) o conceito B na avaliação de 1996, referente aos anos 1994-1995; nota 5 na avaliação de 1998, referente aos anos 1997-1998, nota 6 na avaliação feita pela CAPES no ano 2001, referente ao triênio 1998-2000.


Na avaliação realizada pela CAPES (triênio 2001-2003) o Programa recebeu nota 5, mesmo tendo o CA recomendado a nota 6.

O Programa recebeu conceito 6 na avaliação do último triênio (2004-2006). Isso foi um grande estímulo para os docentes e alunos e um reconhecimento do trabalho sério realizado na UFU, o que certamente determinou a nota máxima obtida na última avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br