TOCA DO CALANGO SUÍTES UBERLÂNDIA

Clique aqui para acessar o site oficial - Toca do Calango Suítes Uberlândia: www.tocadocalango.com.br



Postamos notícias de Uberlândia e região. Temos a unidade Suítes, onde oferecemos suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar. Ambas perto da UFU - Santa Mônica.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

QUESTIONÁRIO DE PESQUISADOR: RESPONDA E SAIBA SE VOCÊ TEM TENDÊNCIA A SE ENDIVIDAR

Pesquisador Pablo Rogers

Estudo indica que endividados têm hábito de beber e fumar

Beber mais de quatro copos de bebida alcoólica por dia, fumar e ter como uma necessidade presentear amigos em datas comemorativas são características que aumentam as chances de uma pessoa ter o nome incluído na lista de maus pagadores. As conclusões fazem parte da tese de doutorado do professor Pablo Rogers, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que propõe uma metodologia de análise de crédito com base em variáveis psicológicas.

Durante dois anos de pesquisa, mil pessoas foram submetidas a questionários ligados à psicologia econômica. Entre os temas dos questionamentos estão educação financeira, significado do dinheiro, compulsividade, autocontrole e até autoestima. No fim, os dados foram confrontados com a situação cadastral de cada consumidor no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o que revelou as principais características dos inadimplentes.
Defendido neste ano na Universidade de São Paulo (USP), o estudo ganhou destaque após vencer o Prêmio Revelação em Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibep-SP).

Segundo o pesquisador, o novo modelo de questionário avalia o grau do risco de inadimplência de cada consumidor. “Em 80% dos casos, o consumidor é classificado corretamente. É um instrumento tão eficaz quanto os já utilizados no mercado”, disse Rogers.

Hoje, as análises de crédito são feitas com base em variáveis socioeconômicas, como nome, idade, emprego e renda. “A proposta é que seja mais uma ferramenta a favor das empresas. Nesta semana tenho reuniões marcadas com o Serasa e SPC para discutir a aplicabilidade do projeto”, disse o pesquisador, que afirma que com um investimento de R$ 500 mil conseguiria fazer a pesquisa em nível nacional.
Ética do estudo é questionada

Entre os consumidores, a inclusão do uso do cigarro e de bebidas alcoólicas entre as principais características dos maus pagadores, como aponta a pesquisa do professor Pablo Rogers, é o que gera mais polêmica. “Isso vai da índole e da situação financeira de cada pessoa”, disse a secretária Sirlene Medrado.

Para os psicólogos, o estudo tem embasamento, mas deve ser aplicado com cuidado. “Realmente, quem bebe e fuma tem dificuldades para lidar com o autocontrole, o que é um sintoma de compulsividade. Mas não concordo com algo que ajude só o comércio, isso é antiético”, afirmou a psicóloga Maria Luiza Segatto.
Segundo o pesquisador Pablo Rogers, antes que a metodologia seja aplicada no mercado, as questões éticas serão analisadas para adequação às leis brasileiras. “Mas é importante deixar claro que uma só característica não determina o perfil de um inadimplente, mas sim o conjunto delas”, disse.

QUESTIONÁRIO

Classifique as frases abaixo, de acordo com a seguinte escala: Não verdadeiro = 1 / Pouco verdadeiro = 2 / Moderadamente verdadeiro = 3 / Totalmente verdadeiro = 4
  • Sempre posso resolver os problemas difíceis se me empenhar bastante
  • Se alguém se opõe a mim, posso encontrar a maneira de obter o que quero
  • É tranquilo persistir em meus objetivos até alcançar as minhas metas
  • Estou seguro de que poderia lidar de maneira eficiente com eventos inesperados
  • Graças às minhas qualidades e talento, posso superar situações imprevistas
  • Posso resolver a maioria dos problemas, se me esforço o necessário
  • Posso permanecer calmo quando enfrento dificuldades, porque confio no meu jogo de cintura
  • Quando enfrento uma situação difícil, geralmente eu tenho ideia do que devo fazer
  • Venha o que vier, geralmente sou capaz de lidar com isso
  • Quando tenho um problema pela frente, geralmente me ocorrem várias alternativas de como resolvê-lo
  • Some os pontos e veja os resultados

Resultado:

*Mais de 28 pontos – Risco de crédito alto
O excesso de confiança e otimismo, pela crença de que é capaz, pode levar a crenças em rendas futuras e encorajar ao consumo maior, mesmo sem condições, o que leva ao endividamento

*Até 28 pontos – Risco de crédito baixo
O otimismo e o excesso de confiança não comprometem o bom senso. Por isso, você faz parte de uma faixa de consumidores propensa a fazer uso do crédito responsável

Retirado do Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOCA DO CALANGO - suítes (quartos com banheiro) e kitinetes para alugar
em Uberlândia a duas quadras da UFU Santa Mônica. Acesse nosso site: www.tocadocalango.com.br